02 novembro 2017

Novembro Azul-Chegou a vez dos "meninos"


"Meninos" chegou a vez de vocês!
Se TOQUEM o câncer de próstata MATA! 
PREVINAM-SE!

Durante anos muitos homens morreram por ignorância, pois não buscavam ajuda médica e nem tratamento quando estavam doentes, muitos morreram se suas famílias descobrirem qual era o seu mal súbito. "Meninos deixem de medos infundados, busquem um médico logo e façam exames anuais de rotinas, verifiquem como está vossas saúdes. Os "meninos" acima de quarenta e cinco anos devem se TOCAR e pedir o PSA um exame de sangue, que avalia com está o PSA que é uma proteína encontrada no sangue que é única ou específica para a próstata. Os níveis (valores quantificados) de PSA podem ser medidos no soro de um indivíduo e com esta informação é possível fazer uma triagem para o diagnóstico de câncer de próstata. E se TOCAR que tem que fazer o exame de toque se o médico assim solicitar.
Mas o que realmente é PRÓSTATA?
A próstata é um órgão pequeno, do tamanho de uma castanha, com peso aproximado de 20 gramas, localizada logo abaixo da bexiga do homem (vide figura). A função da próstata é produzir parte do líquido que forma o sêmen.


O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa* realizada pelo Datafolha para a SBU, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame. De acordo com o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi, cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis. “Um a cada seis homens terá câncer de próstata e 1 a cada 36 morrerá da doença”, afirma Nardi. De acordo com ele, falta uma porta de entrada para o paciente masculino.

Sintomas

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.




"Meninos" deixem suas vidas mais AZUL, cuidem-se!

Tatiana Sampaio






Nenhum comentário:

Blogger templates