22 janeiro 2014

Jogos Vorazes

jogos-vorazesApós o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Confesso que eu estava totalmente aleia a esta trilogia, mas me interessei por esta depois de assistir o filme Jogos Vorazes, na casa da minha melhor amiga, ela me disse que este era baseado em um livro, logo corri para ler a trilogia, por obra do acaso um aluna tinha, assim que vi a pedi emprestado e “devorei” esta trilogia em dezembro, foi uma semana muito intensa e envolvida com Katniss, Peeta e outros, é um livro bem interessante e envolvente.
Após uma guerra surge uma nova ordem social,  Panem. A antiga América do Norte se transforma nessa nova nação que é comandada, de forma rígida, pela Capital. Um paí que se levantou das cinzas,Ele lista os desastres, as secas, as tempestades, os incêndios, as invasões dos mares que
engoliu muita terra, a guerra brutal pelo pequeno alimento restante” ( como está citado no livro).
Entre os personagens que precisam ser mencionados temos Gale, o melhor amigo de Katniss. Eles costumam caçar juntos todo dia e são muitos próximos, rapidamente notamos que essa amizade não acaba aí e claramente tem um sentimento envolvido entre os dois. Gale acaba tendo uma participação pequena nesse livro, já que ele se passa quase inteiro nos jogos, porém ele é muito importante para o desenvolver da história.
O Tordo, que vemos na capa é explicado por ser o símbolo do distrito de Katniss e o broche é dado a ela por Madge, a filha do prefeito. E passa a ser um símbolo muito expressivo na trilogia em si.
Haymitch, que na minha opinião é o melhor personagem do livro com seu jeito cínico que aprendemos a amar e admirar, Cinna, o estilista maravilhoso e carinhoso, Caesar, o melhor apresentador que todos irão conhecer e o presidente Snow. No jogo, Katniss terá que usar toda a habilidade, astucia e artimanha possível para poder sair viva, sagacidade é seu nome neste livro.
Confesso que há nos que não leio livros voltados a adolescentes, mas Jogos Vorazes me envolveu com a sua narrativa fácil e leve para ler, não há rodeios, mas há riqueza de detalhes e cenário, espetacular e genial, me apaixonei por todos os personagens, vibrei, sofri, me revoltei, foram várias sensações em vários momentos da narrativa, vale a pena ler, uma, duas, três, quantas vezes quiserem.
suzanne
Suzanne Collins nasceu em 10 de agosto de 1962 e é filha de um oficial da Força Aérea americana, vive em Connecticut com o marido e os dois filhos. Recebeu um mestrado em Escrita Dramática pela New York University.
Iniciou a carreira em 1991, como escritora de programas infantis. Trabalhou em diversos programas para a Nickelodeon. Também foi a escritora-chefe de série animada Clifford’s Puppy Days, da Scholastic Entertainment. Suzanne recebeu uma nomeação na categoria desenho animado da Writers Guild of America por seu trabalho no aclamado especial de natal Santa, Baby! Depois de conhecer o autor James Proimos, quando ela trabalhava no programa Generation O! da KidsWB, se inspirou para escrever seus próprios livros voltados ao público jovem.
Postar um comentário

Blogger templates