20 fevereiro 2015

Tem um VILÃO na minha vida!





Refletindo...

Existe um VILÃO na minha vida, que quer me matar, que me consome aos poucos, e não posso fazer quase nada para me defender ou posso?
O nome do meu maior inimigo é HIPOTIROIDISMO DE HASHIMOTO,  é uma doença autoimune, cuja principal característica é a inflamação da tireoide causada por um erro do sistema imunológico. Na tireoidite de Hashimoto, o organismo fabrica anticorpos contra as células da tireoide. Esses anticorpos provocam a destruição da glândula ou a redução da sua atividade, o que pode levar ao hipotireoidismo por carência na produção dos hormônios T3 e
T4.




E meu "vilão" me tortura com vários sintomas, veja os mais frequentes:
* Cansaço;
* Depressão;
* Adinamia (falta de iniciativa);
* Pele seca e fria;
* Prisão de ventre;
* Diminuição da frequência cardíaca;
* Decréscimo da atividade cerebral;
* Voz mais grossa como a de um disco em baixa rotação;
* Mixedema (edema duro no pescoço);
* Diminuição do apetite;
* Sonolência;
* Reflexos mais vagarosos;
* Intolerância ao frio;
* Ganho de peso;
* Cãibras;
* Alterações menstruais e na potência e libido dos homens.
Com a progressão da doença, os sintomas se agravam. A pessoa se sente cada vez mais cansada e com menos energia. Pode apresentar, também, aumento no tamanho da tireoide e, consequentemente, a formação do bócio (“papo”).
Ainda não se sabe o que faz o organismo produzir anticorpos contra as células da tireoide. Existem hipóteses de que as infecções virais ou bacterianas, a exposição a certos medicamentos e ao iodo, partos e fatores genéticos estejam envolvidos nesse processo.
Como muitos sabem há vinte meses fiz uma redução de estômago para evitar o desenvolvimento da diabetes e a obesidade mórbida grau III que me acometia, consegui eliminar com esta, 40 kg, mas há três meses ganhei 7 kg, já eliminei 2 kg, ontem fui ao endocrinologista para mostrar uns exames e ela me falou que a taxa hormonal está muito baixa e isso é muito preocupante, e a ganha de peso é inevitável, fiquei desesperada! Mas o PIOR eu ainda iria ouvir, estou com anemia crônica, com déficit de vitamina D, o cálcio e cortisol estão baixo, não é a toa que ando super cansada, lenta, sonolenta, estressada e deprimida, e tudo isso não são consequências da bariátrica e sim do hipotiroidismo, segundo a minha endocrinologista, dia 27 deste mês irei ao meu cirurgião e saberei qual é a opinião do mesmo, já foi prescrito um tratamento que irei iniciar no início de março.
A minha endocrinologista pediu para não esquecer de tomar o Puran 175 mg, pois ela quer me monitorar durante três meses para ver se continua nesta dosagem ou se muda o tratamento, pois não dá mais para permitir que o VILÃO da minha existência continue a reinar, tenho que vencer esta batalha e logo! 
E NUNCA mais descuidarei da minha saúde, sempre coloquei meu trabalho em primeiro lugar, ontem obtive a maior LIÇÃO da minha vida, eu sou em primeiro lugar, irei sempre a minha endocrinologista, a nutricionista, ao meu cirurgião, sempre que recomendado, voltarei a fazer uma atividade física, aliás meu ortopedista recomendou eu fazer uma hidroginástica, devido a minha coluna, pois além de tudo estou em crise de hérnia de disco e não posso descuidar também ( herança do sobrepeso).
Sei que irei vencer esta batalha e irei compartilhar com todos.
Tatiana Sampaio

Fontes: TIREOIDITE DE HASHIMOTO

Nenhum comentário:

Blogger templates