13 novembro 2013

Gentileza gera gentileza, SEMPRE!

Hoje é o dia mundial da GENTILEZA!
Pois bem. A ideia do Dia Mundial da Gentileza surgiu em 1996 quando pequenos grupos que, de alguma forma, espalhavam a gentileza em seus países foram reunidos durante uma conferência em Tóquio. A missão do movimento – que só foi criado efetivamente em dezembro de 2000 – é conectar e inspirar pessoas de todas as nações para criar um mundo mais gentil.
Vários países já aderiram ao movimento. Estão programadas ações em Singapura, na Romênia, Austrália, no Canadá, Tailândia, Japão, Itália, Índia, Nigéria, entre outros.
Uma das ações (essa é bem legal!) que estão lá no site do WKM é o projeto Here You Go (fica em Pitsburgo, Pensilvânia, Estados Unidos). Eles oferecem guarda-chuvas amarelos para as pessoas que são pegas desprevenidas na chuva. E funciona como uma “corrente do bem”: tudo o que eles pedem em troca é que passem a gentileza adiante. Junto com o guarda-chuva é fixado um cartão postal (resistente à água, claro!) pra que quem o recebe possa reportar qual foi a sua boa ação. E os cartões são postados no site para que as pessoas vejam que sua gentileza teve continuidade!
Aqui no Brasil, a gente tem uma grande personagem que representa esse espírito de gentileza: o poeta José Datrino – mais conhecido como Poeta Gentileza. Aliás, é por causa dele, que andava pelas ruas do Rio de Janeiro espalhando suas palavras e atitudes gentis – deixando como patrimônio histórico seus 55 painéis nas pilastras dos viadutos cariocas –, que comemoramos o Dia Nacional da Gentileza (29 de maio, dia em que ele faleceu, aos 79 anos).
Você está convidado(a) a realizar diariamente PEQUENAS atitudes de GENTILEZA que farão uma GRANDE diferença em seus relacionamentos e, consequentemente, para o mundo em que vivemos... 
Dedique momentos do seu
 dia a:

Olhar para as pessoas enquanto fala,
ouvir o que têm a dizer e ajudá-las se possível,
agradecer-lhes pelas mínimas atitudes positivas,
dar os parabéns, por conquistas ou atitudes,
elogiá-las, sempre que possível,
ensiná-las, para que possam melhorar sempre,
usar as palavras mágicas: por favor ou por gentileza,
bom dia, boa tarde ou boa noite, obrigado ou agradecido,
com licença, desculpe, etc...
Muito obrigada por dedicar-se pelo menos alguns minutos a este assunto... 
Com certeza, fará bem a todos nós!!!
Gentileza é o exercício cotidiano de vestir a pele do outro. 
É cuidar não de alguém, mas de qualquer um. 
Mesmo que ele não seja nosso parente, mesmo que seja um estranho. 
Cuidar por nada. 
Sem precisar de motivo. 
Cuidar por cuidar. 
Vamos espelhar a gentileza sempre!

Tatiana Sampaio

Um comentário:

Lene Cardoso disse...

Parabééns pelo blog, vim da agenda dos blogs. Tem sorteio especial e bem simples lá no meu cantinho corre para vê! Beijos!

http://viivereaprender.blogspot.com.br/2013/11/comemoracao-1-mes-do-blog-sorteio.html

Blogger templates