Outubro chegando...seja bem vindo! Amo o mês de outubro, nunca entendi o por que, mas sempre que chega este mês me sinto renovada e cheia de energia positiva, principalmente para ir a LUTA!
Além das minhas lutas diárias, estou emprenhada todos os anos em outubro a LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA E DO COLO ÚTERO.
Ao longo da minha vida vi muitas mulheres sofrerem com este mal, familiares, amigas e sei bem como é difícil passar por uma doença tão invasiva e destruidora como o câncer.
OUTUBRO ROSA é um movimento mundial sua história remonta à última década do século XX quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org)
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar,todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org)
Já o câncer do colo do útero é um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor. O colo do útero é a parte do útero localizada no final da vagina. Por localizar-se entre os órgãos externos e internos, fica mais exposto ao risco de contrais doenças.
A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.
No decorrer deste mês farei postagens esclarecedoras sobre estas doenças e com depoimentos de pessoas que as vivenciaram.
Estamos juntos nesta LUTA!
Tatiana Sampaio Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário